"Palavras, sons e imagens que nos tocam onde somente a arte alcança para o amor poder agir.."

sábado, 15 de janeiro de 2011

Itaipava, amada Itaipava!


Vista de Itaipava, pelo Vale do Ribeirão

Cidade da minha infância, das minhas mais caras lembranças,
Cidade dos meus sonhos, tão amada por mim.
Nesse mundo de muitos passos e de muitos pousos, era a estada segura do meu coração.
Onde dei meus primeiro passos, meus primeiros tombos
Descobri o valor da amizade, e as venturas de uma paixão
Cidade fria, que aquecia tanto as premissas deste, que é o meu coração
Desde os pinheiros da rua de terra, ao balanço silencioso do Ribeirão
Era conhecido cada palmo daquele que era o meu chão
E do meu povo que me sorria quando eu simplesmente ia
De mochila nas costas e pés no chão, percorria a estrada União Indústria
Com cola e panfletos na mão, o motivo, era não a corrupção!
Mas esse meu povo ria, quando no Vilarejo eu ia esperar por minha paixão
E quando avistava pequeninas as casas no alto do Vale, era inocente o pensamento da beleza que havia.
Como andará Pedro do Rio, e a fazenda em Areal?
Dói pensar nas casinhas que beiravam o Piabanha
O Artesão do Pão, Vila Rica, e meu tão amado Ribeirão!
Como estarão aqueles que cresceram comigo?
Já que a paisagem do Vale, hoje é destruição.
Vontade de chorar a lembrar desse meu povo
Que comigo ria, e que comigo ia
Peço a Deus que proteja este chão que eu deixei
Os amigos que ficaram, minha tia querida e minhas irmãs do coração
Meus melhores professores, minha escola, meus amores

Peço a Deus que os proteja e peço calma a Natureza
A mesma que nós não respeitamos e que na verdade pouco amamos
Mas recorro a toda sua grandeza, seu espírito elevado, sua nobreza
Pois envenenamos suas águas, matamos seus animais
Devastamos suas matas, poluímos o seu ar
Desviamos os seus rios e secamos suas nascentes 
Mas mesmo assim pedimos por sua complacência
Tens tudo o que nos falta, piedade, pois nós não sabemos o que fazemos.


Estrada do Ribeirão, 1000, Condomínio Chamonix, Casa 7
Itaipava, Petrópolis, Rio de Janeiro
Nesta vida, o lugar de onde eu vim!

Um comentário:

  1. Oi Clarissa, queria muito falar com vc sobre o condominio Chamonix, estou pensando em morar lá. Me escreva? kametello@gmail.com

    ResponderExcluir